Blog do Deco Bancillon

Vídeo: Alta recorde da bolsa significa que país vai voltar a crescer e gerar empregos?

Investidores experientes compram e vendem ações baseando-se na expectativa de como essas empresas estarão no futuro. Assim, o fato da economia estar ruim agora e a bolsa estar subindo significa que, na visão desses investidores, o país vai voltar a crescer em breve, gerando emprego e renda.

DECO BANCILLON | BRASÍLIA

Nas últimas semanas, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, ultrapassou os 100 mil pontos e atingiu o maior patamar em quatro meses. Enquanto isso, o PIB, que é a soma de tudo o que é produzido pelo país pelas famílias, trabalhadores e empresas, não para de cair. Para 2020, a previsão é que a economia encolha 6,5% — o que pode configurar o pior resultado dos últimos 100 anos. Então, a pergunta que fica é: se a bolsa reflete o resultado das empresas, e se essas empresas dependem da economia real para venderem seus produtos e serviços, por que a bolsa sobe sem parar e o PIB não para de cair?

A resposta está no tempo que a bolsa representa, que é o futuro. Os investidores experientes compram e vendem ações baseando-se na expectativa de como essas empresas estarão no futuro. Assim, o fato da economia estar ruim agora e a bolsa estar subindo significa que, na visão desses investidores, o país vai voltar a crescer em breve.

É uma excelente notícia.

Mas já podemos falar em fim da recessão? Confira no vídeo do #eAgoraBrasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.