Blog do Deco Bancillon

Fuga pastelão de Weintraub provoca mal estar diplomático entre Brasil e Estados Unidos

Demissão de ministro e viagem aos EUA, burlando barreiras impostas pelo presidente Trump, que determinou que nenhum brasileiro entrasse nos EUA para evitar a propagação do coronavírus, ascendeu debate sobre a utilização de passaporte diplomático para fins pessoais.

Weintraub fugiu para os EUA? Mas como, se brasileiros estão impedidos de entrar nos EUA por determinação de Trump? A fuga do ministro, com elementos de filme de comédia pastelão, ainda traz muitas dúvidas.

A primeira delas: o Itamaraty ajudou na fuga?

A segunda: Weintraub usou o passaporte diplomático para entrar nos EUA? Mas ele pode usar o passaporte diplomático para fazer uma viagem de caráter privado, já que ele não estava em missão oficial?

Terceira: se ele viajou como ministro, por que o governo alterou a data da exoneração de Weintraub para um dia antes dele chegar nos EUA?

E a última pergunta: agora que ele está fora do país, o que acontece com os processos onde ele é investigado no Supremo Tribunal Federal? Weintraub pode ser preso? Pode ser deportado de volta para o Brasil?

Confira no Canal “E Agora, Brasil?”

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.